Peixes:

Água Doce

Água Salgada

   Plantas:

Plantas

   Doenças:

Peixes

Plantas
   Dicas:

Aquários

Plantas

Água

Peixes
   Lojas de Animais:

Portugal

Estrangeiro
   Criadores:

Portugal

Estrangeiro
   Lojas do Mês:

Portugal

Estrangeiro
   Aquário do Mês:

Portugal

Estrangeiro
   Foto do Mês:

Portugal

Estrangeiro
   Anedotas:

Peixes
   Corais:

Portugal

Estrangeiro
   Informações:

Informações

Condições Gerais

Novidades

 

 

Doenças

 

Doenças dos Peixes

Diagnóstico Alguns dos sintomas Possíveis causas Tratamento

(Íctio)

Doença dos pontos brancos .

Pontos brancos nas barbatanas e no corpo, falta de apetite. Parasita - chthyophthirius multifiliis. Medicamentos venda no mercado.
Hidropisia.

O peixe engorda, parece que vai "rebentar", escamas eriçadas.

Infecção por bactérias ou alterações metabólicas, causadas por alimentação incorrecta ou excessiva. Difícil. Isolar os animais atacados. Elevar o teor de oxigénio e a temperatura. Medicamentos venda no mercado.
Lesão da pele, como consequência de ataque de fungos. Tufos bolorentos que fazem lembrar algodão. Lesão da pele, seguida por   decomposição da mesma. Medicamentos venda no mercado. Aumentar a quantidade de oxigenação da água.
Envenenamento por produtos químicos. Peixe descolorido, respiração ofegante à superfície, movimentos descontrolados. Água não apropriada. Envenenamento por detergentes. Mudar de água 4/5 . Eliminar as causas e observar os peixes.
Oodiniose. Ataque repentino de pontos de aspecto arenoso, bem visíveis de frente. Os pontos são mais amarelados do que brancos. Parasita Oodinium pillularis. Medicamentos a venda no mercado.
Doença dos buracos. Falta de apetite, alterações de cor, fezes viscosas; buracos na zona da cabeça. Ataque de Hexamit, introduzido por portador. Aumentar a quantidade de oxigenação da água. Medicamentos a venda no mercado.
Doença das guelras. Respiração ofegante, áreas nuas na cabeça, movimentos bruscos da boca; parasitas incolores nas guelras. Parasita das guelras introduzido no aquário. Aumentar a quantidade de oxigenação da água. Medicamentos venda no mercado.
Infecções bacterianas. Olhos salientes Ectoparasitas. Medicamentos a venda no mercado.
Barbatanas esfarripadas. As barbatanas apresentam-se esfarripadas e acabam por murchar, perdendo a cor. Lesões durante o transporte, causando alterações no metabolismo. Aumentar a quantidade de oxigenação da água. Mudar 1/3 da água. Medicamentos a venda no mercado.

Doença dos Néon

 

Descoloração de uma parte do corpo. Agente Plistophora. Muito difícil, tratar com medicamentos. É muito raro haver êxito no tratamento.
Putrefacção da boca Camada branca bastante espessa na boca dos peixes, geralmente localizada perto de uma ferida. Boca com aftas provocada por bactérias. Medicamentos venda no mercado.
 

 

 
 
 

Home

E-Mail

     © Copyright 2002 - Aquários